quarta-feira, 8 de junho de 2011

A educação orientada para a verdade

O que um educador deve fazer está diretamente relacionado com a meta que ele busca alcançar. Os princípios que segue devem ser orientados por aqueles valores que ele visa a promover. Por isso devemos nos perguntar: que valores nós queremos promover? Gostaria de propor que refletíssemos sobre uma educação orientada para a verdade.
Considere que um dos objetivos fundamentais da educação é desenvolver habilidades intelectuais que aumentem as nossas chances de aquisição de verdades. O interesse amplamente difundido pela verdade pode ser evidenciado pela prática de questionar. Afinal, o objetivo padrão ao fazermos uma pergunta é o de receber do nosso interlocutor uma resposta verdadeira.
Podemos identificar dois motivos que guiam a nossa busca pela verdade: a mera curiosidade e as vantagens práticas. Imagine que temos um trabalho; mais tarde, que devemos realizar conjuntamente com outras pessoas. Entretanto não recordamos qual é o horário de tal atividade. Nós, frequentemente, não perguntamos o horário de nossa reunião para a primeira pessoa que encontramos na rua. Nós procuramos entrar em contato com algum integrante de nosso grupo de trabalho e, então, lhe fazemos a pergunta. Buscar crer em verdades pode ser um meio útil para alcançarmos fins práticos. Afinal, as crenças que formamos sobre o mundo constituem a base que utilizamos para tomar as nossas decisões e orientar as nossas ações.

Felipe de Matos Muller, doutor em Filosofia, professor no Departamento de Filosofia da PUCRS.

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